-
Arquitetos: Joe Adsett Architects
- Área: 568 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cam Murchison
-
Fabricantes: Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vistas incomparáveis de uma paisagem exuberante, a Casa Cliffhanger combina perfeitamente um traço masculino com escolhas de materiais suaves. Situada em um amplo terreno gramado em declive, sua forma é predominantemente composta por concreto aparente e alvenaria. A composição da casa é enganosamente simples. Essencialmente, a construção existe como uma concha de casca dobrada, equilibrada cuidadosamente sobre fundações de alvenaria que se ancoram na topografia. Desde a chegada, a estrutura da casa instantaneamente captura a atenção com seu concreto curvilíneo fluindo para a entrada e a borda afiada da estrutura que se projeta para fora da base da casa. Trabalhando com uma área de terreno limitada, a área expandida presente na casa introduz um espaço de convivência amplo e funcional para os moradores, proporcionando privacidade em relação aos vizinhos. O projeto apresenta um impressionante balanço de concreto de 6,5 metros e vidros em toda a fachada leste.
Trata-se de projeto emblemático para Toowoomba. Abraçando as vistas absolutamente dramáticas e inspiradoras do topo da Great Dividing Range, esta casa equilibra formas arquitetônicas, escala humana e conexão com o lugar, criando um mirante e retiro como nenhum outro. A casa é construída em uma paisagem complicada (sobrecarga de deslizamento de terra) e, portanto, a arquitetura teve que trabalhar duro para criar espaço funcional e apoiar uma residência. Ao entender isso, a forma construída e a articulação arquitetônica são uma resposta direta ao contexto e à demanda do cliente de uma casa contemporânea, prática e habitável.
As ideias principais deste projeto envolviam criar uma casa que se encaixasse no terreno e fizesse parte da paisagem, ao mesmo tempo em que capturasse as vistas incríveis sobre a cordilheira mesmo de seu interior (referência à vista exata da montanha do topo da mesa, etc.). A demanda do cliente continuou a se desenvolver durante o processo de projeto e construção, à medida que as necessidades da família mudavam, o que significa que o planejamento funcional e as soluções desta casa foram pensados para se adaptar conforme a família do proprietário cresce e as demandas mudam. Este é um elemento significativo do pedido do cliente que vemos em muitos de nossos projetos e é medido pelo tempo gasto na casa ao longo dos anos. Até agora, está se mostrando incrivelmente funcional e responsivo à família.
Com poucos materiais usados nas áreas externas, as escolhas de interiores também refletem o tema principal da casa. Com concreto e vidro como materiais centrais, o interior é suavizado com elementos de madeira folheada e grandes azulejos de porcelana travertino nos banheiros. Além disso, o interior foi refinado com móveis que refletem o estilo de vida da casa, enquanto a introdução de texturas e cores suaves ajuda a humanizar a estrutura de concreto. A Casa Cliffhanger se assenta tranquilamente na montanha e sua planta interna reflete a paisagem, presente através das vastas áreas envidraçadas com vista. Queríamos criar uma casa que se afirmasse com elegância dominante, exigindo atenção por meio de detalhes e materiais cuidadosamente considerados, criando um espaço funcional para viver em meio à paisagem sem interrupções.
O projeto de interiores deveria equilibrar delicadamente a ideia de um retiro, com um elemento aconchegante, suavidade e escala humana, ao mesmo tempo em que abraçasse as vistas absolutamente dramáticas e inspiradoras a que toda a parte leste da casa está exposta. Assim, ele é uma resposta incompleta e oposta à arquitetura restrita e masculina de vidro e elementos de concreto forte. Formas suaves dentro do plano percorrem e respondem diretamente às condições locais, enquanto um plano de piso funcional e eficiente maximiza uma abordagem de "frente da casa" versus "parte de trás da casa" para a vida familiar. Os espaços de serviço são ocultados atrás de marcenaria em madeira e a ala de quartos se estende para fora, longe do espaço de entretenimento, contemplando uma família em crescimento que vive ali. Com vistas íntimas se revelando à medida em que se move pela casa, a compressão e liberação são técnicas importantes usadas nos interiores, amplificadas através da iluminação e materialidade. A estratégia em torno das escolhas dos interiores faz referência à paisagem, que é o pano de fundo da casa. O objetivo era criar uma casa que fosse acolhedora, convidativa e um refúgio.
Uma paleta suave e refinada foi escolhida para refletir e contrastar a paisagem circundante. Os materiais da cozinha e dos banheiros são um reflexo direto dos tons de cor das espécies locais de eucaliptos brancas do terreno. A atenção meticulosa aos detalhes permite que os elementos internos sejam habilmente escondidos e criem uma abordagem discreta e minimalista no projeto. A Casa Cliffhanger é um exemplo de como a arquitetura contemporânea pode ser sobreposta e contribuir para o tecido de um centro cultural, histórico e rico como Toowoomba.